Distante dos debates emocionados e com dados que comprovam defasagem, trago nesta publicação uma constatação técnica sobre um tema que provoca discursões acaloradas.
Os atuais vereadores de Foz do Iguaçu vão continuar em 2024 recebendo o menor salário entre as grandes cidades do Paraná. Em municípios até menores, como Toledo, os vencimentos dos vereadores são maiores. Além disso, o número de vereadores também é maior. Ressalta-se que em Foz do Iguaçu, depois de 12 anos, a adequação dos valores, aprovada em dezembro, só vai valer para os próximos vereadores eleitos, que iniciam o mandato em 2025.
Novos valores só vão valer para os vereadores da próxima legislatura que iniciam o mandato em 2025, os futuros vereadores devem agradecer a atual vereança pela coragem, mesmo que o tema cause uma repulsa popular, ele é necessário.
Com a aplicação para a próxima legislatura, os valores dos subsídios estão se adequando ao previsto no item VI, letra b, do artigo 29 da Constituição Federal onde consta que em municípios de 100 mil a 300 mil habitantes, o subsídio máximo dos vereadores corresponderá a 50% do subsídio dos deputados estaduais.
VEJA O SALÁRIO ATUAL DOS VEREADORES NAS PRINCIPAIS CIDADES DO PARANÁ
Pingback: Vereadores de Foz têm o menor salário entre as principais cidades do Paraná - Grupo Mundial