Diversificar o consumo de proteínas é um hábito que tem aumentado entre os brasileiros. Porém, na Quaresma, a substituição da carne vermelha por peixes e ovos é tradição e até mesmo preceito religioso para os cristãos, especialmente os católicos. Esse costume faz o movimento na peixaria do Super Muffato aumentar 30% no período que antecede a Páscoa.
Neste ano, a quarta-feira de cinzas – que marca o início da Quaresma – cai no dia 14 de fevereiro, mais cedo que no ano passado. Por isso o supermercado também precisou se antecipar. O principal investimento é no bacalhau e na tilápia, peixes mais vendidos nesta época, além do salmão, que também terá boa oferta.
Os estados de Paraná e São Paulo são os maiores produtores e exportadores de tilápia do país, o que deve favorecer a oferta deste peixe em diversos cortes e formatos. Empanados com figuras divertidas para crianças, filés, postas, iscas, entre outros. Neste ano, o Super Muffato também vai ter tilápia inteira e limpa para venda.
O bacalhau in natura tem se sobressaído nas vendas do varejo nesta época. O Super Muffato aposta nas versões tradicionais (inteiros e lombos) e nos dessalgados, além do salmão congelado ou em postas.
O consumidor encontrará também opções de peixes com preços mais acessíveis para diversificar o cardápio no dia a dia. Destaque para o filé de panga e a merluza, que são bastante populares e versáteis na culinária. Para receitas de peixe ao molho, o cliente encontrará ainda postas de cação e diversos tipos de camarões.
Entre as novidades na peixaria do Super Muffato estão os pescados para churrasco, incluindo o lombo de pintado – perfeito para ser preparado na brasa – e os camarões empanados, recheados com catupiry.
Enlatados de sardinha e atum devem acompanhar o aumento nas vendas, por serem opções práticas utilizadas em pratos refrescantes como saladas e sanduíches, assim como em massas e pizzas.
Para quem não abre mão do vinho, seja por tradição ou paixão, as lojas Muffato Gourmet disponibilizam gratuitamente o serviço de sommelier, que explica as características de cada rótulo e pode sugerir harmonizações, de acordo com o paladar e a preferência do cliente. Com a ajuda deste profissional, o consumidor pode encontrar a bebida ideal, dentro do orçamento.
De acordo com o sommelier José Pinheiro, para harmonização com peixes e frutos do mar, um bom caminho de escolha é seguir pelos vinhos brancos e rosés. Algumas sugestões incluem Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Grigio ou rosé secos. “Se estiver apreciando bacalhau ou pratos mais substanciais, vinhos brancos mais encorpados, como Chardonnay ou Viognier, ou tintos leves, como Pinot Noir, são ótimas opções”.
Ele ensina que, se o prato for bacalhau, a escolha deve levar em consideração o tipo do preparo. “O Bacalhau a Brás ou a Gomes de Sá, por exemplo, vai muito bem com o vinho verde ou branco. Já o Bacalhau com Natas ou gratinado, pede vinhos brancos mais encorpados, como um Chardonnay ou um Viognier. Para bacalhau assado ou grelhado, minha sugestão é um Alvarinho, Chardonnay ou um tinto leve, como um Pinot Noir, para harmonizar bem com o sabor mais robusto do peixe”.
Cervejas também podem ser um acompanhamento refrescante nesta época. As mais leves combinam bem, tanto com o bacalhau quanto com outros peixes. O sommelier indica largers, especialmente as pilsens. “É importante sempre considerar a preparação do prato e as preferências pessoais ao escolher a cerveja para harmonização. As belgas, feitas de trigo, têm notas cítricas e especiarias que podem realçar os sabores do peixe, tornando-as uma escolha interessante. Algumas IPAS mais leves, com um equilíbrio entre lúpulo e malte, podem ser uma escolha ousada para combinar com sabores intensos de bacalhau”.
Sobre Grupo Muffato
O Grupo Muffato está entre as maiores redes varejistas do país. Opera com as bandeiras Super Muffato, no varejo e Max Atacadista, no atacarejo, além de outros serviços e negócios. A rede atua em 50 cidades do Paraná e São Paulo e emprega aproximadamente 23 mil colaboradores diretos.