O instrutor de condicionamento físico Renato Cariani, de 47 anos, é alvo de uma ação da Polícia Federal contra o tráfico de drogas nesta terça-feira (12). A deflagração faz parte da Operação Hinsberg.
O profissional de saúde é um dos maiores influenciadores fitness do Brasil. De acordo com a PF, há suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de produtos químicos para produção de crack.
Cariani tem mais de 7,3 milhões de seguidores no Instagram e outros 6,3 milhões de seguidores no YouTube. Na internet, há diversos cursos dele na áreas de nutrição, musculação, cozinha fácil, investimento, mentalidade, idiomas e rede sociais.
“As investigações revelaram que o esquema abrangia a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas a vender produtos químicos em São Paulo, usando “laranjas” para depósitos em espécie, como se fossem funcionários de grandes multinacionais, vítimas que figuraram como compradoras”, informou a PF.
Conforme a corporação, foram registradas cerca de 60 transações dissimuladas vinculadas à atuação da quadrilha, totalizando, aproximadamente, 12 toneladas de produtos químicos. São eles: fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila.
Ainda de acordo com a PF, os produtos químicos desviados conseguem produzir quase 20 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo.