Quem me liga e não fala? Descubra Agora!

Você tá de boa, o celular vibra, você corre pra atender… e nada. Silêncio absoluto e, segundos depois, a ligação cai. Parece filme de terror ruim, mas é só mais uma vítima das famigeradas ligações fantasmas — ou, no linguajar mais técnico, “robocalls”.

Essas ligações misteriosas são feitas por robôs muito espertinhos (mas sem coração) que têm duas missões:

  1. Preencher o tempo livre dos atendentes: as empresas de telemarketing programam seus discadores para fazer várias ligações ao mesmo tempo. Assim, quando alguém atende, o sistema tenta conectar essa pessoa a um atendente de verdade. Quem não conecta, tchau e bênção.
  2. Caçar números ativos: algumas empresas estão apenas “testando” se seu número ainda existe e se você é do tipo que atende qualquer chamada. (Adivinha? Agora eles sabem que você atende.)

Segundo a Anatel, mandar mensagens e fazer ligações em massa não é proibido — desde que seja para fins legais, como alertar sobre emergências. Mas vamos combinar: na maioria das vezes, é só pra tentar vender alguma coisa, né?

Como se proteger?
Pra fugir dessas ligações malucas, algumas dicas:

  • Cadastre seu número no serviço “Não me Perturbe”.
  • Use apps que bloqueiam chamadas suspeitas.
  • E, claro, desconfie daquele número esquisito que insiste em te ligar às 9h da manhã de sábado!

No fim das contas, se seu telefone tocar e ninguém responder… respira fundo, porque é só mais um robô dando match errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *