A reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento Walter Cavalvante, no Morumbi, foi entregue pela prefeitura no sábado (03). Representantes do Poder Público, do empresariado e do controle social celebraram, durante o ato oficial, a união que resultou na conclusão das obras em menos de três meses.
“Muita gente dizia que a UPA não iria reabrir, que não conseguiríamos concluir os trabalhos, e estamos entregando as obras em tempo recorde, porque tivemos uma grande unidade institucional que resultou neste trabalho que coloca a saúde e a vida da população acima de tudo”, ressaltou o prefeito Chico Brasileiro ao homenagear especialmente os servidores da saúde.
A unidade reabre para população na próxima segunda-feira (05), a partir das 7h, totalmente reestruturada. Com um investimento de mais de R$ 950 mil, a unidade recebeu diversas melhorias, como a substituição da cobertura para sanar os problemas de goteiras e infiltrações, e a restauração de todos os forros, pisos e paredes.
Além disso, o espaço recebeu uma nova sala de medicação, com aproximadamente 45m² – quase o dobro do tamanho anterior e a ampliação de uma sala de classificação de risco, um consultório indiferenciado (para atendimento de várias especialidades), entre outras modificações.
Para o presidente do Poder Legislativo, João Morales, foi preciso muita coragem e comprometimento do poder público para superar as adversidades e as contrariedades que marcaram o processo da reforma.
“A reestruturação precisou de muita coragem e dedicação de todos os atores envolvidos porque havia muita gente jogando contra, que queria que não desse certo, que continuasse chovendo dentro e que não fosse reinaugurada. E hoje está sendo entregue com menos de três meses desde o inicio da reforma, uma UPA de verdade”, expressou.
Inovação
A agilidade das obras é resultado da ousadia e da inovação administrativa adotada pela atual gestão. Os recursos para a reforma da UPA são oriundos de um termo de conversão de área, procedimento administrativo regulamentado pelo Decreto 31.147/2023, que permite que loteadoras executem obras de interesse do município em processos de parcelamento do solo para fins urbanos.
Ao todo, são mais de R$30 milhões em obras sendo feitas através de termos de conversão de área. Na prática, ao invés da loteadora ceder uma parcela do terreno para a reserva técnica para o município, conforme prevê a legislação, a empresa permanece com a área, mas faz a contrapartida com a realização de obras públicas.
“Uma obra dessa dentro do modelo tradicional de licitação nunca ficaria pronta em menos de três meses, pois esse é o período somente para o processo inicial burocrático, então é uma grande inovação adotada pelo governo, com o voto de confiança da Câmara, e com a dedicação das Secretarias de Obras, Planejamento e Administração”, informou Brasileiro.
A medida também representa uma estratégia inteligente que contribui para superar os desafios da saúde pública em uma cidade trinacional, que recebe turistas e a comunidade de toda região. “Conforme a classificação baseada na população da cidade, era pra termos uma unidade de pronto atendimento, mas o município investe porque atendemos pessoas de todos os países e da região, temos essa particularidade e a assumimos com muita honestidade e compromisso”, acrescentou Brasileiro.
Pediatria
Durante a solenidade de entrega, o prefeito também informou que a unidade se prepara para se especializar na assistência de internação da ala área de pediatria. “Estamos com estudos e preparando a unidade para ser referência na assistência infantil, no tocante ao internamento, além de continuar atendendo os outros públicos também”, anunciou.
O foco em assistência infantil é mais uma forma de homenagear o médico pediatra Walter Cavalcante, que dá o nome à unidade desde sua inauguração, em 2017. Dona Selma, esposa do médico, compareceu ao ato de entrega da reforma e elogiou mais uma vez a gestão pelas melhorias.
“Manifesto mais uma vez minha gratidão pela homenagem ao Walter que foi um pediatra dedicado, humilde e estudioso e parabenizar ao Chico pelas melhorias que vão beneficiar a comunidade”, externou Selma.
Também participaram do ato a vereadora Anice Gazzoui e os vereadores Adnan El Sayed, Alex Meyer, Edivaldo Alcântara, Rogério Quadros, Ney Patrício e Kalito Stoeckl, além do diretor da 9 Regional de Saúde, Ademir Ferreira, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dilson Paulo Alves e do secretariado do município.