Na manhã desta sexta-feira (1º), uma mulher foi detida pela Guarda Municipal ao tentar entrar na Câmara de vereadores de Foz do Iguaçu, para participar da Audiência Pública que debateu o uso medicinal de cannabis, com um pé de maconha.
Ela argumentou que tinha autorização para isso, mas, depois de consultado o setor jurídico do Legislativo, constatou-se que a mulher tinha autorização do uso medicinal da planta, mas não para circular com ela.
Constatado o fato, a Guarda Municipal foi acionada e encaminhou a mulher para a delegacia.
NOTA DA CÂMARA DE FOZ DO IGUAÇU
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu esclarece que a audiência pública desta sexta-feira, 1º de dezembro, está sendo realizada para debater o uso da Cannabis MEDICINAL e que a decisão de conduzir a cidadã para delegacia foi tomada pela Guarda Municipal após averiguação de documento apresentado por ela para uso medicinal.
A participante portava cópia de uma decisão judicial que liberou o uso da planta controlada pela ANVISA para fins medicinais, devido a dores crônicas.
No entanto, por falta de autorização legal e pela falta de detalhes na decisão, transportar e trazer consigo a planta para outros fins pode ser considerado crime de acordo com artigo 33 da lei de drogas.
Por isso, a Guarda Municipal levou a pessoa à delegacia para resolver o caso com a polícia.