Em carta aberta divulgada nesse domingo (26), a esposa do GM e jornalista Joelson Freitas, desabafa sobre situação que sua família enfrenta desde o dia 17 de março, confira:
CARTA ABERTA DE UMA FAMÍLIA DESESPERADA
Escrevo esta carta aberta pedindo a quem recebê-la que compartilhe até chegar ao ministro do STF, Sr Alexandre de Moraes. Meu nome é Marisa Nogueira e escrevo em nome de meu esposo JOELSON SEBASTIÃO FREITAS e de todos os seus familiares. Joelson, e eu estivemos em Brasília em 08 de janeiro. Não invadimos, não depredamos, não confrontamos policiais, nem atiramos pedra. Quando chegamos à Praça dos 3 Poderes já não havias mais grades de proteção em policiais bloqueando o acesso, o caminho estava livre. Tínhamos a intenção de nos manifestarmos pacificamente e registrar. Ele é jornalista inscrito na OJB (Ordem dos Jornalistas do Brasil), estava devidamente identificado com sua credencial no peito, quem vai para cometer crimes levando identificação no peito?
Meu esposo foi preso em casa dia 17 de março por ordem do Sr Alexandre de Moraes. Mesmo não tendo qualquer prova de que ele cometera qualquer crime, mesmo sem haver sequer contemporaneidade (já havia passado 2 meses e 9 dias do ocorrido), mesmo ele tendo trabalho e residência fixa, mesmo a lei garantindo o direito de pessoa que figura como única responsável legal por criança menor de 12 anos. Joelson tem a guarda de sua netinha, Jade Vitória, que na data tinha 2 aninhos e 2 meses, a qual nós criamos desde seus 3 meses de idade, que o chama de papai. Quando 4 policiais federais chegaram para cumprir a ordem alexandrina, eu trabalhava e fui chamada para casa para ficar com as crianças, temos também um menino de 8 anos. Os policiais, estavam visivelmente encabulados por estarem prendendo sem motivos um pai de família. Na hora que foram sair com Joelson, Jade gritou: “papai, leva a Jade!”, estendendo os bracinhos, dois deles choraram.
Joelson tem 47 anos. Tem uma mãe idosa que está doente e debilitada. Definhando desde que seu amado filho foi preso injustamente. Ele foi levado para um presídio há quase 700 km de casa. Eu só consegui ir visitá-lo três vezes nos quase 9 meses em que está preso, pois fiquei sozinha para cuidar de duas crianças sozinha e estamos em dificuldades financeiras, que aumenta a cada dia, desde que meu esposo foi preso. Além de ter seu salário bloqueado, vieram as custas advocatícias. Os advogados fizeram trabalho perfeito juridicamente. Tivemos já dois pareceres favoráveis da PGR para meu esposo Joelson voltar para casa. Por duas vezes tivemos a certeza disso! Pois não havia motivos nem para ele ter sido preso, quanto mais para mantê-lo preso. Pois bem, o primeiro parecer favorável foi negado por Alexandre de Moraes em 24 de julho. Sem fundamentar sua decisão devidamente, o advogado entrou com embargos de declaração, pois inclusive o ministro não respondeu, inclusive, nada sobre o pedido subsidiário de prisão domiciliar. Os embargos nunca tiveram resposta. Em agosto tivemos novo parecer favorável da PGR. (Desta vez vai!) Moraes negou dia 30 de outubro, novamente sem responder aos argumentos técnicos dos defensores. Novos embargos foram impetrados, mas nós já desacreditamos da técnica jurídica, pois já não resta mais dúvida de que se trata de coisa política.
Desacreditado da justiça terrena, não aguentando mais a condição humilhante e desproporcional, Joelson decidiu que começaria uma GREVE DE FOME. Hipertenso e depressivo, ele nem mesmo vai continuar com sua medicação diária controlada, como parte do protesto autoimposto. Ele faz este protesto também por Clériston, os demais presos políticos e seus familiares. Clériston não poderá estar no Natal com sua família. Joelson clama ao Sr Alexandre de Moraes por esta indulgência para sí e seus pares presos pelo Brasil.
Assinado: Marisa Aparecida Aires Nogueira
Em contato com Marisa, pudemos apurar que o objetivo é chamar à atenção da sociedade para a situação do Joelson e sensibilizar o poder judiciário brasileiro em sua principal corte.
Conheço um pouco o joelso e realmente foi uma prisão injusta que fizeram com ele.
Nada ficará oculto aos olhos de Deus e da justiça, aguardem ditadores Alexandre de Moraes e seus aliados, queremos a liberdade dos presos políticos inocentes urgente
É um horror o sofrimento dessas famílias
Lamentável o que Alexandre de Moraes tem feito com as pessoas que ele mesmo prendeu injustamente.
Como é possível um ser humano (ou inumano) não ter nenhuma compaixão?
Até quando o país conviverá com um ministro que nunca foi eleito mandar e desmandar a seu bel prazer em situações que exigem um mínimo de bom senso? O que esse senhor, absolutamente, não tem!
Congresso tome a atitude necessária!!!
Um absurdo, nao matou, não denegrir, não fez depredação alguma. Sofrendo ,se humilhando, Por que essa doença da maldade contra seu irmão!!! Deus Pai e todo poderoso e São Miguel arcanjo, abre os caminhos de glórias e bênçãos ao casal e essa situação fora de contexto. Que as bênçãos divina caem sobre eles sem cessar. Amém!!!!
Misericórdia, meu Deus.
Choro por todos os presos injustamente e imploro à DEUS que os liberte das mãos desses homens injustos
Então estes brasileiro só pensa ao contrário do Alexandre de morais pensam, Sendo Então não terá cadeia pra todos que pensam diferente de ti…