O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para Foz do Iguaçu e outras regiões do Sul do Brasil. A notificação, válida para os próximos dias, indica a possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo, exigindo atenção redobrada dos moradores e autoridades.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (6), o Alerta nº 49.142, na cor laranja (perigo), válido para Foz do Iguaçu e grande parte do Sul do Brasil. O alerta entrou em vigor às 11h e seguirá até as 23h59, podendo ser prorrogado para o fim de semana, devido às condições climáticas adversas previstas para os próximos dias.
A região enfrenta a possibilidade de chuvas acima da média, acompanhadas de ventos que podem atingir até 100 km/h e queda de granizo em pontos isolados. Segundo o Inmet, a instabilidade deve persistir no sábado (7) e domingo (8), com risco de transtornos em áreas urbanas e rurais.
O que significa o alerta laranja?
Esse nível de alerta aponta para condições climáticas que podem causar risco moderado a alto de eventos perigosos, como alagamentos, deslizamentos de terra e interrupções nos serviços essenciais.
Em Foz do Iguaçu, áreas mais baixas, como os bairros ao longo do Rio Boicy e Rio Iguaçu, estão em alerta para possíveis alagamentos. A Defesa Civil, que também já emitiu alerta, está de prontidão e reforçou a importância de evitar zonas de risco.