O matemático e professor, Luiz Carlos Kossar, elaborou um estudo que prova uma estagnação da economia de Foz do Iguaçu entre os anos de 2017 a 2023.
Usando informações do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Kossar fez um comparativo entre as vizinhas, Cascavel, Medianeira e Toledo com Foz do Iguaçu e o resultado é surpreendente.
O desenvolvimento econômico é diretamente proporcional ao desenvolvimento social e os dados demostram que enquanto Foz do Iguaçu sofre com sua economia ESTAGANADA já as cidades vizinhas estão em pleno crescimento.
O matemático continua sua analise, só que agora na área da educação. No período de sete anos (2017 a 2023), Foz do Iguaçu deixou de matricular no Ensino Fundamental (Municipal e Privado) 3.833 alunos a partir dos cinco anos de idade, enquanto as cidades próximas tiveram crescimento nas matriculas do ensino fundamental.
Por outro lado, essa afirmação de que o desenvolvimento econômico é diretamente proporcional ao desenvolvimento social, é frequentemente debatida entre economistas, sociólogos e outros especialistas em ciências sociais. Embora haja uma interação significativa entre desenvolvimento econômico e social, não é correto dizer que são diretamente proporcionais em todos os casos.
Desenvolvimento econômico refere-se ao crescimento da economia da cidade, medido geralmente pelo aumento do Produto Interno Bruto (PIB), renda per capita, industrialização, infraestrutura, entre outros fatores. Desenvolvimento social, por outro lado, está relacionado com questões como a distribuição de renda, acesso a serviços básicos (saúde, educação, habitação), redução da pobreza, qualidade de vida, igualdade de gênero, direitos humanos, entre outros.
Embora o desenvolvimento econômico possa, em muitos casos, contribuir para o desenvolvimento social ao gerar mais recursos para investimento em áreas como saúde e educação, não há uma relação direta garantida. Por exemplo, um país pode experimentar um crescimento econômico significativo, mas se a distribuição de renda for desigual, isso pode resultar em agravamento da pobreza e exclusão social. Da mesma forma, um país pode ter um alto nível de desenvolvimento social, mas uma economia estagnada devido a políticas econômicas inadequadas.
Portanto, embora haja uma conexão entre desenvolvimento econômico e social, não é uma relação simples de causa e efeito. Ambos os aspectos precisam ser abordados de forma integrada e complementar para alcançar um progresso sustentável.
sou morador de Foz do Iguaçu há mais de 50 anos , e infelismente nossa cidade que é BELISSIMA e com um poder economico de metrópole , sempre esteve na mão de politicos que primeiro olha os interesses pessoais e depois pensa na cidade, e quando pensa! ENQUANTO OS INTERESSES POLITICOS FOREM MAIORES QUE OS INTERESSES DA CIDADE , pode ter certeza essa cidade nunca irá progredir.
Más este ano tem eleição e vamos olhar, pesquisar, analizar e ESCAFUNCHAR a vida dos candidatos a PREFEITO e VEREADOR , e também com quem esses candidatos estão aliados