O projeto de lei que prevê a alteração no nível de escolaridade exigido para o ingresso na Polícia Militar do Paraná (PMPR) e no Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) foi aprovado quarta-feira (22) na comissão de segurança pública da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
O Paraná está acompanhando uma tendência nacional, já seguida por dez estados brasileiros, e deverá exigir nível superior para o ingresso de soldados e curso superior em Direito para oficiais.
Recentemente, o estado formou 2.400 policiais militares e 419 bombeiros militares. Com a aprovação do projeto, o governador Ratinho Junior já autorizou a realização de um novo concurso público para preenchimento de 360 vagas nos quadros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Vale ressaltar que essa lei não se aplica aos militares estaduais que já possuem vínculo funcional, bem como aos cursos de formação e concursos públicos de ingresso já iniciados.
Com a aprovação do projeto na comissão de segurança pública, aguarda-se agora a votação em plenário, onde será discutido e votado pelos demais deputados.