As mais de cinco horas de shows sem vocal, apenas instrumental,
aproximou músicos e plateia.
O objetivo de formar plateia para a música instrumental e despertar o interesse pela arte foi cumprido na última quarta-feira (13), em Curitiba.
Promovida pela Vila Musical e Instituto Burburinho Cultural, ambos do Rio de Janeiro, a 1ª Mostra Instrumental Brasil Música Viva! aproximou músicos e plateia durante mais de cinco horas de shows de rock oferecido exclusivamente para 150 alunos de três escolas públicas da cidade, gratuitamente.
A praça Jacob do Bandolin, no Conservatório de Música Popular Brasileira, chegou a ficar pequena para tanta animação. Os adolescentes iam ao delírio a cada apresentação.
As cinco bandas curitibanas, a maioria delas tocando os clássicos do rock internacional, também ficaram encantadas com o carinho e o envolvimento do público. A próxima tarde musical será em São Paulo, dia 23.
“Foi incrível. Geralmente nos nossos shows, o que mais chama a atenção é o vocal. Nessa Mostra, a melodia foi o destaque. Muito bom! Só tenho a agradecer por termos sido convidados para compartilhar a nossa música com esses estudantes”, disse Willney Dovhepoly, entre um autógrafo e outro. “Estou me sentindo importante com tanto carinho do público”, completou.
Para o flautista Rafael Alama, do Trio de Metais, foi emocionante tocar e contextualizar a música popular brasileira para uma plateia tão carente e ao mesmo tempo tão voraz por aprender sobre música. “Fui aluno do Conservatório, nessa Mostra tive a oportunidade de retribuir um pouco do que aprendi, sobretudo, manter vivo o Choro, um dos estilos musicais brasileiros mais antigos”.
Quero tocar assim!
As apresentações mexeram com o desejo dos jovens. “Estou aprendendo a tocar baixo. É a primeira vez que vejo uma banda de perto. Já quero voltar para casa e treinar o meu instrumento”, contou Erick do Carmo, de 10 anos, que ganhou o baixo do avô. “Quando ficar bom no baixo vou aprender guitarra”, disse Erick.
Outra adolescente que aproveitou cada minuto dos shows foi Nicole Rumão, de 15 anos. “Comecei aprender a tocar pandeiro há quase dois anos. Foi bom demais estar perto de músicos profissionais”, disse.
Memórias inesquecíveis
Para o professor de história e música, Rodrigo Tosin, essa Mostra promovida pela Burburinho Cultural, é um presente para os alunos. Muitos dos adolescentes estão assistindo shows ao vivo pela primeira vez. Uma memória que ficará para sempre.
A pedagoga Laura Albertina completou: “Uma experiência maravilhosa. São alunos de comunidades carentes. Com certeza vão levar para a vida toda!
Para Thiago Ramires, da Burburinho, o propósito está sendo cumprido. “Música é para todos. A Mostra visa resgatar a Música instrumental que está cada vez mais distante dos jovens, sobretudo para jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade”.
Todas as atividades contaram com intérpretes de Libras e mediadores para auxílio ao público.
Lei de Incentivo
O Brasil Música Viva! é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio da ExxonMobil, apoio do Conservatório de MPB de Curitiba, realização Vila Musical, Instituto Burburinho Cultural, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil União e Reconstrução.